Bolas com creme

Dos vendedores que palmilham o areal com o seu pregão “Olhá bolinha com creme!” aos menos tradicionais food-trucks espalhados pelas feiras. Esta é a época balnear, e a época das bolas de Berlim (com creme ou não, conforme o gosto).

Na verdade, sabe bem um docinho depois de gastarmos as energias a nadar (ou nem por isso) … depois das férias, pensamos nas calorias e nos quilinhos a mais (dizemos nós). Mas a nossa alimentação não se restringe a bolas com creme, mesmo no verão, ou então os resultados seriam desastrosos – e já não falo só no aspeto estético, mas também a nível de saúde.

Não quero ser desmancha-prazeres para ninguém – muito menos para quem, talvez, me esteja a ler refastelado na praia, enquanto come uma bola com creme -, mas a nossa saúde espiritual também tem as suas “seduções gastronómicas” … 

Paulo avisou Timóteo: “que anuncies a palavra de Deus; que insistas nessa pregação, não só nas ocasiões consagradas, mas também fora delas; que corrijas e repreendas, que encorajes com toda a paciência os que são fracos, dando-lhes o ensino de que necessitam. Porque há de vir uma época em que as pessoas não hão de querer mais ouvir a sã doutrina e procurarão rodear-se de mestres que lhes ensinarão apenas aquilo que vai de encontro aos seus desejos e que seja agradável aos seus ouvidos.” (2 Timóteo 4:2-3, OL)

O que o velho apóstolo está a pedir ao pastor mais novo é que continue a servir refeições espiritualmente saudáveis e equilibradas, sempre que tiver oportunidade, porque vai chegar o tempo em que as pessoas só vão desejar “bolas com creme” e desprezar o repasto bíblico saudável.

Impressionante! Parece que Paulo está a ver os mesmos reels, posts e vídeos com mensagens centradas no “eu” que vemos por aí. Estamos em dias em que nos contentamos com pregações tipo “água com açúcar”, que adoçam a boca, mas não alimentam a alma nem o coração. Em entreter crianças, adolescentes e jovens mais do que preparar comida sólida, numa linguagem adequada, claro. Como resultado, temos pessoas espiritualmente débeis e imaturas, despreparadas para enfrentar os problemas e desafios que a vida traz, invariavelmente.

Sem mais demoras, olhemos para a Palavra e arrepiemos caminho...

“Ouve, Israel: só o Senhor e apenas ele é o nosso Deus. Ama o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força. Estas palavras que hoje vos dou deverão estar constantemente gravadas nas vossas mentes. Ensinem-nas aos vossos filhos; falem nelas quando estiverem em casa, fora ou caminhando. Que seja a última coisa que fazem ao deitar e a primeira ao levantar no dia seguinte. Que elas vos acompanhem como um sinal que atam a um dedo, como uma marca que esteja inscrita nas vossas testas. Que os vossos lares sejam conhecidos por terem essas leis escritas à entrada.” (Deuteronómio 6:4-9, OL)

“Portanto, deixem toda a maldade e todo o engano. Ponham de parte a falta de sinceridade, o ciúme, o falar mal uns dos outros. Se já experimentaram a bondade do Senhor, clamem pelo leite espiritual puro, como faz um bebé, para que por ele possam crescer na vossa salvação.” (1 Pedro 2:1-3, OL)

“Como são doces as tuas palavras na minha boca; mais doces do que o próprio mel! Sendo que foi só por meio dos teus preceitos que alcancei entendimento, por isso recuso tudo o que seja falso ensinamento. A tua palavra é como uma lâmpada que de noite ilumina o meu caminho.” (Salmo 119:103-105, OL)

 

Tem misericórdia de mim, Senhor!

 

Ana R. Rosa


Foto GNU Free Documentation License.

Texto originalmente publicado na revista Novas de Alegria, agosto de 2023 e adaptado para a revista BSteen, agosto de 2013 

Comentários