Neófitos - Um dos maiores perigos da igreja pode estar na igreja

Photo by Helena Jankovičová Kováčová - Pexels

Neófito (ne·ó·fi·to) nome masculino 1. [Religião] Pessoa que acaba de receber o batismo. 2. [Figurado] Novato; principiante. (1)

Muito do trabalho que fazemos na igreja (quase todo) é feito por voluntários. Pessoas cujos talentos e dons são colocados ao serviço do Mestre. Num mundo com cada vez menos compromisso e com a mentalidade de consumismo, muitas vezes escasseiam os voluntários para servir com compromisso e com espírito ensinável. Aprendi algumas lições da maneira mais dura – a sentir na própria pele. Noutros casos vi outros cometerem erros idênticos, mas numa maior escala. Para que outros não tenham de cometer os mesmos erros que cometi, a servir como voluntária, com outros voluntários e em muitos casos liderando-os, aqui ficam algumas dicas muito terra a terra.


JULGAR PELA APARÊNCIA

Muitas vezes não damos espaço para conhecer as pessoas que temos à nossa volta e vemos apenas a aparência, carisma, ou maneira de ser. Há quem seja introvertido e acanhado, mas tenha um coração de ouro. É preciso tempo para descobrir pessoas e talentos ou iremos apenas apostar naqueles que são mais comunicativos.

Lembram-se dos filhos de Jessé? Quando o profeta se deslocou a sua casa para ungir aquele que seria o novo rei, ninguém contou com David – o mais pequeno e aparentemente menos qualificado, mas era mesmo esse rapaz que Deus tinha escolhido. Deus conhecia o seu coração e é para isso que Ele olha em primeiro lugar.


POTENCIAL SEM CARÁTER DÁ CAOS

Um dos meus professores do Instituto Bíblico usou uma frase que não esquecia até hoje: carisma sem caráter = caos. Não sei quem é o autor desta máxima, mas faz todo o sentido. Vemos isso claramente na Bíblia ao observarmos a vida de Sansão, por exemplo. Alguém com muita capacidade e pouco juízo.

Não basta vermos que alguém tem potencial para fazer algo. É preciso que tenha a atitude de servo. Claro que todos estamos um processo de aperfeiçoamento, mas… há os mínimos. Uma pessoa que demonstra falta de compromisso em coisas simples, não está disposta a ceder quando se está a tentar fazer algo em conjunto, ou que demonstra arrogância no lidar diário, não é de todo uma aposta a integrar uma equipa dentro das atividades da igreja na qual tenha destaque – vai criar mais problemas do que resolver, em mais ou menos tempo. O caráter é algo fundamental para o nosso serviço na igreja, mais do que a nossa aptidão técnica.


CEDO DEMAIS PODE TORNAR-SE TARDE DEMAIS

Paulo quando escreve a Timóteo fala do perigo de colocar neófitos na liderança da igreja. E ele não é meigo nas suas palavras: “(…) pode deixar-se levar pelo orgulho e cair na mesma condenação em que incorreu o Diabo.” (1 Timóteo 3:6, OL). Um dos maiores perigos da igreja pode estar dentro ela mesma quando fechamos os olhos àquilo que Deus é tão claro a deixar na Sua Palavra. E isto começa logo nas “bases” do serviço.

Não nos iludamos - na lista que Paulo deixa a Timóteo acerca dos diáconos e presbíteros o que conta mais são aspetos de caráter que tem de ser provados com o tempo - e muito menos o jeito ou capacidade. Mais à frente na mesma carta ele aconselha “Não te decidas precipitadamente na escolha dum líder, impondo-lhe as mãos. (…)” (1 Timóteo 5:22a, OL). As consequências da pressa em dar uma tarefa de destaque porque essa pessoa aparenta ou tem mesmo muita qualidade técnica podem ser complexas de resolver. 

Pode ser tarde demais quando o caldo entorna e por maior amor demonstrado na ajuda e nos alertas para situações erradas, há uma atitude de superioridade. Porquê? O orgulho pode estar à espreita quando ainda se está a dar os passos de bebé na fé. E quando a pessoa é comissionada para algo na igreja, sem ter maturidade para tal, pode cair na armadilha de pensar que é mais do que os outros, tornando-se orgulhosa. Ora, todo o trabalho que Deus precisa fazer no seu coração até estar pronta é necessário e importante. Mas quando o orgulho toma conta do coração, de tão cheio que está de si mesmo, que espaço terá Deus para trabalhar?  Esperar nunca fez mal a ninguém… Sem exagerar, claro.


É preciso dar tempo para amadurecer e dar tarefas simples e “na sombra”. Quem quer servir Deus e os outros está disposto a fazê-lo, mesmo que seja varrer o chão, ajudar a arrumar cadeiras ou outra tarefa simples. E quem serve de coração realiza as mais simples tarefas, mesmo que esteja nas trincheiras da obra de Deus há mais tempo do que eu tenho de vida.

Sejamos prudentes e saibamos ir não à nossa velocidade, mas ao ritmo de Deus. A Sua Igreja não precisa de sofrer.

 

Ana R. Rosa

24 de janeiro de 2024

 

(1) "neófitos", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008 - 2024, https://dicionario.priberam.org/ne%C3%B3fitos.

Comentários