Aponta, não o dedo, mas o caminho!


A Cátia tinha acabado de mudar de escola e a Inês foi a primeira amiga que fez. Começaram a ir às compras juntas e passavam horas ao telemóvel... coisas normais de amigas! Mas a Inês era estranha. De vez em quando faltava às aulas porque, dizia, tinha “dores de cabeça”. Quando tinham educação física cansava-se muito depressa. Comia pouco. Não se dava com mais ninguém e tinha uns amigos um bocado “alternativos” - costumavam ir para uma casa abandonada “divertir-se” com muita bebida e a fumar umas coisas.

Um dia a Inês descaiu-se. Confessou que também ia “divertir-se” à casa abandonada de vez em quando. A Cátia tentou ajudar a Inês a ver que esse tipo de divertimento podia acabar mal. A Inês achava que não estavam a fazer mal a ninguém, por isso não havia problema... “Eu é que sei!” - repetia ela. As faltas da Inês começaram a ser mais frequentes. As notas dos testes a baixar. A Cátia bem insistia em saírem e estarem com outras pessoas. A Inês evitava estar com ela. Não queria admitir que aquele estilo de vida a estava a arruinar.


Como acabará esta história? Depende da atitude da Inês.

O que achas da atitude da Cátia? Talvez penses que ela queria “meter-se onde não era chamada”. Mas o que é a amizade? Sermos amigos é preocuparmo-nos uns com os outros. Por vezes isso significa que teremos que dizer às pessoas que amamos que elas estão erradas. Com amor e respeito, mas se não dissermos nada estamos a passar uma mensagem: “Eu não quero saber da tua vida. Se ficares mal o problema é teu”.

Não quer dizer que devemos obrigar as pessoas a agirem como achamos melhor, mas temos o dever de dizer para terem cuidado quando estão a fazer más escolhas, nas companhias, nos hábitos, na maneira de lidar com as pessoas, etc. Dizer a verdade, sempre com amor, não para condenar ou “apontar o dedo”, mas para apontar o caminho certo, Jesus, com a mesma compaixão que Ele tem por nós.

“Venham a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Levem o meu jugo e aprendam de mim, porque sou brando e humilde, e acharão descanso para as vossas almas; pois só vos imponho cargas suaves e leves.” (Mateus 11:28-30, OL)


Ana Ramalho Rosa

in BSteen, abril 2020

Comentários