Ninguém estava à espera… ou estava?


Andávamos todos entretidos com as nossas vidas.
Cada um a queixar-se dos seus problemas (como por exemplo não ter o último modelo daquele smartphone de 1000€), e a viver comodamente, conforme lhe apetecia. A criticar quando os pormenores não nos agradavam e a ambicionar que a vida nos corresse sempre como planeámos. Até que… chegou, instalou-se e mexeu com as nossas vidas para sempre.

Ninguém esperava… mas nós, cristãos, já devíamos saber que:

1) Desde que o Homem pecou que a própria natureza está estragada, corrompida (lê Génesis 3:18 e Romanos 8:22). 

Ao longo da sua existência o Homem tem governado muito mal os recursos que Deus lhe emprestou para cuidar enquanto aqui vivesse na Terra (Génesis 1:28-30; 2:15) – e os resultados estão mais do que à vista – desde a poluição dos oceanos, ao buraco do ozono, passando pela destruição dos habitats naturais, aquecimento global, etc. Ora tudo isso (e eu não sou propriamente especialista) tem consequências para nós. E agora, não apenas ouvimos falar acerca de um vírus que está a afetar um ou dois países em África ou na Ásia, mas que se espalhou a um ritmo alucinante pelo mundo inteiro.

2) Porque Jesus afirmou que regressaria um dia, os sinais que deixou aos Seus discípulos dessa segunda vinda se iriam cumprir TODOS. Além das afirmações de Jesus outras partes da Bíblia falam acerca dos acontecimentos e sinais que apontam para o Seu regresso – aproveita agora para ler em Mateus 24 e Lucas 21:5-37; 1 Tessalonicenses 5:1-11; 2 Pedro 3:1-13). O nosso alvo como seguidores de Jesus não é andar com lupas a tentar descobrir o que está em oculto acerca dos pormenores desses sinais, mas vivermos preparados para ir ter com Ele, como as passagens bíblicas que lemos nos avisam.

3) Não podemos dizer que, porque somos filhos de Deus, as coisas correm sempre como planeamos, como se Deus fosse uma espécie de criado que tem de garantir que tudo acontece como queremos. Não! Tiago lembra-nos isso mesmo: “E quanto àqueles que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos a tal e tal sítio e aí passaremos um tempo, e negociaremos e ganharemos’, como é que sabem o que vai acontecer amanhã? A vossa vida não passa de um vapor que se forma e logo se esvai. O que deveriam dizer é: ‘Se o Senhor quiser, e se estivermos vivos, haveremos de fazer isto e aquilo’.” (Tiago 4:13-15, OL).

4) Esta pandemia não apanhou Deus desprevenido, como alguém disse. Aliás, nada apanha Deus de surpresa, porque Ele conhece tudo e sabe o que já aconteceu e aquilo que vai acontecer. Depender de Deus, fazendo a nossa parte, é o único caminho possível. Precisamos ser humildes e conscientes que, mesmo fazendo a nossa parte, Deus é o Senhor soberano e é Ele que nos ajuda em última instância a alcançar algo – seja em que área for – segundo a Sua vontade, ou seja, sem entrar em choque com os princípios da Sua Palavra para as nossas vidas.

Nesta edição, apresentamos o testemunho e reflexão de três amigos de diferentes idades e zonas do país, acerca do que está a ser (na altura em que estamos a escrever) o confinamento. Quanto a mim, e depois de te deixar estas quatro realidades, tenho um desafio: não desistas! Continua a seguir Jesus e a ler a Palavra de Deus, em oração. Aconteça o que acontecer – e as circunstâncias nunca foram tão diferentes e desafiantes – Ele continua o mesmo.

 

Ana Ramalho Rosa

in BSteen, junho 2020

Comentários