O que queres colher?


Às vezes esquecemo-nos do que semeámos... e depois espantamo-nos pelo que ceifamos. Seja pela positiva seja pela negativa. Claro que nem tudo depende exclusivamente de nós, e sejamos também alvo da semeadura de outros. E muitas vezes semeamos o bem e colhemos o mal da mesma terra. Mas talvez uma retrospetiva da nossa vida nos ajude a compreender melhor o que estamos a viver agora e porquê - seja na parte mais ou menos agradável da vida. 

O investimento ou desprezo. A confiança ou desconfiança. A alegria pelo sucesso alheio ou a inveja. A ação no meio das lutas, confiando na direção de Deus ou o "deixa a andar", lançando as responsabilidades para o Senhor ou a culpa para o diabo. 

A humilhação e intercessão pelos nossos pecados e dos que nos rodeiam ou a afirmação de que são todos maus para nós aparecermos bem na fotografia. A compaixão e generosidade pela necessidade do outro ou o desprezo e indiferença. A fidelidade honesta ou a infidelidade mascarada. A crítica construtiva ou a murmuração mordaz. Tudo o que é semeado é colhido - e colhemos sempre mais do que semeamos, nem sempre no "mesmo campo", variando com o tempo o despontar das flores e a formação do fruto.

O que temos de fazer é escolher bem o que semeamos... essa parte depende de nós. Se o que temos semeado é bom, agradável, puro, prudente e abençoador, a seu tempo teremos a colheita abundante, para a bênção, nossa e dos outros, e a glória de Deus. Se o que plantamos, nos campos e corações que se cruzam nos nossos dias, é maldoso, insípido, irresponsável, falsificado e mortificador, certamente teremos o fruto multiplicado das nossas intenções e ações, para ruína, nossa e dos outros. A escolha é nossa. Sempre nossa. O que queres colher? Escolhe primeiro bem as sementes.

"Meus irmãos, se alguém for apanhado nalguma falta, aqueles que têm o Espírito de Deus levem-no com mansidão ao bom caminho. Mas ao fazer isto cada um deve ter cuidado para não se deixar tentar. Ajudem-se uns aos outros a suportar as dificuldades, pois assim cumprem a lei de Cristo. Se alguém julga ser alguma coisa, quando não é nada, engana-se a si mesmo. Cada um deve julgar as suas ações. E se tiver motivo de orgulho, que seja apenas consigo mesmo, sem se comparar com os outros. Pois cada um tem as suas próprias dificuldades para suportar. Quem recebe instrução sobre a palavra de Deus deve compartilhar todos os seus bens com quem o ensina. Não se enganem: com Deus não se brinca. Cada um há de colher aquilo que semeou. Aquele que semeia o que agrada aos maus instintos terá uma colheita de perdição, mas quem semeia o que agrada ao Espírito terá uma colheita de vida eterna. Não nos cansemos de praticar o bem pois, se não desanimarmos, teremos a colheita no tempo devido. Portanto, enquanto é tempo, façamos o bem a todos, especialmente aos que pertencem à nossa família na fé." (Gálatas 6:1-10, BPT)

Ana Ramalho Rosa

in Novas de Alegria, julho 2020

Comentários