Estou doente… e agora? (BSteen)

Photo by cottonbro

O mês passado falámos de vacinas… da Palavra de Deus como prevenção. Mas, se mesmo vacinados contrairmos alguma doença?

“Porque toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para nos ensinar, para nos repreender, para nos corrigir, para nos instruir no caminho da justiça.” (2 Timóteo 3:16, OL)

Neste versículo, por um lado temos o conhecimento da Palavra de Deus, dado não através de uma seringa, mas de ensino e instrução regular – a vacina. Por outro lado, este versículo fala de repreender e corrigir. É como quando estás doente, vais ao médico e ele explica qual é o teu problema depois de te examinar. 

Mesmo depois de conhecermos Deus e a Sua Palavra, mesmo vivendo para Deus a cada dia, podemos falhar. O apóstolo João explica isso mesmo na sua primeira carta “Meus filhinhos, digo-vos isto para que se mantenham longe do pecado. Mas se pecarem, existe um advogado a nosso favor junto do Pai. É Jesus Cristo, o justo. Ele tornou possível a nossa relação com Deus, pois por ele foram expiados não só os nossos pecados, mas os de todo o mundo.” (1 João 2:1-2, OL)

Muitas vezes quando lês a Palavra de Deus, Ele vai mostrar-te algo que precisa mudar, e que mais ninguém conhece. As áreas onde estás doente. “A palavra de Deus é viva e eficaz. É mais penetrante do que uma espada de dois gumes, chegando à divisão da alma e do espírito, como que à junção de osso e medula. Ela é capaz de distinguir os pensamentos, as intenções do coração.” (Hebreus 4:12, OL)

É interessante que Deus usa a Sua Palavra para percebermos onde falhámos, e usa a mesma Palavra para nos ajudar a mudar nessa área, através da operação do Seu Espírito. Tal como o médico, Ele dá o diagnóstico, mas também nos receita o medicamento para a cura.


Deus não quer apenas que saibas o que está errado, mas Ele quer transformar a tua vida, mudando o teu coração, dia a dia, para que continues o caminho de crescimento, e sejas cada vez mais como Jesus. Neste caso, Deus usa a Sua Palavra e o Seu Espírito para trabalharem em ti, como se de um medicamento espiritual se tratasse.

“Feliz é aquele a quem Deus corrige! Oh! Não desprezes a correção do Todo-Poderoso! Porque ainda que fira, ele mesmo trata e cura.” (Job 5:17-18, OL) O objetivo de Deus é ajudar-te. Não tenhas medo deste Médico que quer curar-te completamente. Continua a ler e estudar a Sua Palavra, a orar, e deixa-O trabalhar na tua vida.

Estamos juntos!

Ana Ramalho Rosa

in BSteen, março 2021 

Comentários