“Arrepios na espinha” e outros mitos

Photo by Chris Ainsworth on Unsplash

Ainda me recordo do meu primeiro retiro. Tinha 7 anos e a minha igreja organizava um tempo especial com as crianças. Havia atividades específicas, estudávamos a Bíblia, etc.

O mais interessante é que não era preciso estar num retiro para que visse a manifestação do poder de Deus de várias maneiras. Nos cultos normais da igreja Deus manifestava-Se de várias formas – profecias, curas e pessoas libertas do poder do inimigo. Até na Escola Dominical orávamos e Deus operava. Uma vez um dos meus colegas de classe teve dores de dentes. Nós – miúdos de 7 e 8 anos – orámos e Deus curou-o instantaneamente.

Desde aí, até hoje, já perdi a conta ao número de retiros em que estive como campista ou a servir, nos quais Deus Se manifestou de forma sobrenatural nesses retiros…, mas também fora deles. Tens a mesma experiência?

Há dois anos torci o pé quando saí do meu carro. Estava sozinha e só pedia a Deus que a “viagem” a pé até casa corresse bem. Quando cheguei, doía-me a perna e deitei-me. Colocámos um gel no pé e no joelho, mas a dor continuava. Então, o meu filho, com apenas 5 anos, que sabia da cura que Deus tinha operado no meu marido semanas antes, ao ver-me, disse: “Mãe, eu vou orar a Jesus e Ele vai curar-te!”. Ele colocou a mão no meu joelho e fez a simples oração de uma criança: “Jesus, cura a perna da minha mãe agora, por favor! Amem”. Logo tive uma sensação de frio no joelho. Levantei-me sem dores – o Senhor tinha-me curado.

Poderia contar outras histórias que vivenciei, no dia-a-dia, em que vi Deus operar sobrenaturalmente sem nada de espetacular – sem apelo ao emocionalismo, sem música de fundo, sem nada de adicional. Era simplesmente Deus a agir. Deus a operar.

Não me entendam mal. Eu sou pentecostal dos pés à cabeça, de gema. Eu quero ver esta geração transformada, cheia e usada pelo Espírito Santo. Mas não quero que seja “fogo posto”. Deus pode marcar-te num evento, mas Ele quer fazer mais do que isso. Não quero que cresças com a ideia que é preciso um determinado ambiente artificial para Deus operar. Que só quando sentes um “arrepio na espinha”, enquanto estás abraçado aos teus amigos no retiro, é que Deus está a fazer alguma coisa. Que Deus tem calendário marcado para falar, para agir. Essa é uma mentira subtil que te impede de viver como Deus deseja que vivas, não apenas num retiro, numa conferência, mas todos os dias.

Deus quer fazer algo extraordinário através daquilo que é normal. Deus quer trabalhar em ti e através de ti. Deus está sempre, sempre disponível para derramar o Seu poder. Ele não está limitado ao tempo nem ao espaço. Ele está apenas à espera de que digas: “Sim, Deus, eu quero viver dia-a-dia e ser transformado e usado pelo Teu Espírito”. Aceitas o Seu desafio?

“Depois desta oração o edifício em que se encontravam reunidos estremeceu e todos foram cheios do Espírito Santo, pregando corajosamente a palavra de Deus.” (Atos 4:31, OL)

Estou contigo!

Ana Ramalho Rosa

in BSteen, agosto 2021 

Comentários