Projetos

Photo by Glenn Carstens-Peters on Unsplash

Falar de trabalho a meio das férias? Talvez sim, ou talvez não. Há dois meses falei de construtores. Desta vez vamos andar um pouco para trás e pensar em projetos. Quando se pensa na construção de um edifício, seja ele qual for, tem de se ter um projeto com determinadas características. Não me peçam a mim para fazer o projeto da vossa casa... eu posso até fazer um desenhos bonitos, mas não sei nada de engenharia, nem de arquitetura. Uma casa segura, prática e bonita tem que ser pensada por quem sabe
.

Quando pensamos em Igreja, acontece exatamente o mesmo. “Quem sabe” é que determina o que é a Igreja e como deve ser edificada. Jesus disse “(...) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16:18b) Jesus disse "edificarei", mas Ele foi para o Céu. O Espírito Santo desceu sobre os 120 no dia de Pentecostes e, desde aí, a Igreja vem sendo edificada por Jesus, através de cada cristão, conforme as Boas Notícias são espalhadas desde esse dia até hoje.

Paulo, quando escreve à igreja em Corinto explica que “(...) nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.” (1 Coríntios 3:9). E, quando aos crentes em Éfeso, diz que somos “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual, todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual, também, vós, juntamente, sois edificados para morada de Deus em Espírito” (Efésios 2:20-22)

Então, percebemos que o projeto Igreja é divino na sua origem. E que a forma como é edificada está assente em Jesus, a pedra principal, segundo a Palavra de Deus (o fundamento dos apóstolos e profetas). Não sou eu, nem tu, que determinamos os princípios como Deus deseja que vivamos, depois de passarmos a ser Seus filhos ao entregarmos a nossa vida a Jesus. Não. É Ele. Quer acerca da Igreja universal - todos os salvos, seguidores de Jesus, de todos os lugares e de todos os tempos -, quer acerca de cada igreja local – a comunidade local de cristãos. 

O mesmo Jesus que disse "edificarei a minha igreja" é aquele que diz “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas (…)” (Apocalipse 22:16). O objetivo de Deus é que estejamos juntos... fisicamente, mesmo cumprindo as normas de distânciamento, ou virtualmente, porque temos de estar confinados. Um tijolo não é um edifício. E um olho ou uma perna não são um corpo. Ninguém, sozinho, é uma igreja... Precisamos uns dos outros. 

O inimigo sabe que uma ovelha sozinha é uma presa fácil. Tal como o pastor da parábola de Lucas 15, que deixa as 99 para ir procurar aquela que estava perdida, Jesus deu a Sua vida por ti e por mim para que possamos fazer parte deste projeto especial e eterno – a Igreja... na tua igreja local. O Bom Pastor deseja guardar-nos no Seu aprisco, juntos, seguros em Suas mãos. “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10:10-11) 

Ana Ramalho Rosa

in Novas de Alegria, agosto 2021 

Comentários