Deus ‘on demand’

Foto de Glenn Carstens-Peters na Unsplash

“APETECE-ME UM GELADO…” UMA APLICAÇÃO NO SMARTPHONE… E RECEBEMOS 20 MINUTOS DEPOIS, SEM SAIR DE CASA. 

“Quero ver um filme…” um serviço on-demand que subscrevemos através da operadora que fornece os serviços de net, TV e voz… e temos centenas de opções (às vezes nem sabemos o que escolher!) … sem sair de casa! “Preciso de um vestido novo…” Online, lá estão tantas opções, tantas oportunidades – basta passear na net, escolher e encomendar!

Não há nada de mal nestes 3 exemplos (a não ser que estejamos a comer doces demais, exceder o nosso orçamento, ou deixar de dormir para fazer uma maratona de filmes…). Mas “o hábito faz o monge”, e falando de igreja e de Deus, podemos passar a inconscientemente ter o mesmo procedimento…

Gostamos dos versículos que falam de pedir para obter…, mas quando Jesus ensinou os discípulos a orar, a certa altura Ele diz “Venha o teu reino. Que a tua vontade seja feita aqui na Terra, tal como é feita no céu.” (Mateus 6:10, OL) Significa que, como filhos de Deus, o nosso desejo é obedecer a Deus, fazer a Sua vontade… e não o contrário!

Na verdade, Deus dá-nos muitas coisas e responde positivamente a muitos dos nossos pedidos…, mas nem sempre a Sua resposta é positiva. Vivemos numa cultura on-demand e sem querer pensamos que Ele é assim uma espécie de génio da lâmpada... Mas não! Deus e é soberano. Nem sempre a nossa demand acaba numa entrega em casa. 

E ainda bem que Deus não responde 'sim' a todos os nossos pedidos. Somos humanos, limitados. Na verdade, podemos agradecer-Lhe a Sua misericórdia - Ele (e não nós) é que sabe TUDO e sabe porque não nos dá o que queremos. Deus não é um meio para obtermos isto ou aquilo, é um fim em si mesmo. Ele merece e deve ser exaltado e glorificado em tudo.

O segredo é este: “E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.” (1 João 5:14-15, ARC, sublinhado da autora)

Por isso:

1 Conhece a vontade de Deus através da Sua Palavra;

2 Fala com Ele, e abre o teu coração – conta-Lhe os teus medos, sonhos, metas e desafios.

3 Vive em obediência à vontade revelada de Deus (na Sua Palavra) e toma boas decisões no teu dia-a-dia, baseando-te nesses princípios. 


Ana R. Rosa

in BSteen, outubro 2022

Comentários