Filhos ou enteados?

Foto de Karsten Winegeart na Unsplash

As desigualdades amontoam-se com presentes à volta da árvore num outro Natal. O mundo, o país, os nossos lares, enfrentam mais uma crise – depois da pandemia, a guerra e a inflação. 

Estamos num mundo caído e imperfeito. A desigualdade existe em vários campos e realidades – não apenas social ou financeiro. Desigualdade de oportunidades, de contexto e de tratamento. Temos filtros que acumulamos ao longo dos anos que nos levam a olhar o outro de forma diferente daquele ali ao lado - seja pela etnia, o status, a idade, etc.  

Mesmo Tiago teve de alertar a igreja quanto a isso. “Se, no vosso local de reunião, entrar uma pessoa muito bem vestida e com joias nos dedos, e ao mesmo tempo chegar alguém que é pobre e mal vestido; se, considerando a aparência vistosa do primeiro, lhe derem preferência, dizendo-lhe para se sentar no lugar de mais destaque, e se disserem ao pobre para ficar mesmo de pé ou num canto da sala, não estarão a estabelecer diferenças e a fazer juízos determinados por pensamentos condenáveis? (…) Se cumprirem a mais importante Lei de Deus, contida na sua palavra, que é: ‘Ama o teu próximo como a ti mesmo’, então fazem bem. Mas, ao fazer distinção entre pessoas, estão a pecar, e tornam-se culpados de transgredir essa Lei de Deus.” (Tiago 2:2-4; 8-9, OL)

Felizmente, Deus olha para nós, todos nós, da mesma maneira. Ele ama a todos por igual. Ele sabe tudo e tinha motivos para categorizar e catalogar em prateleiras todas as pessoas que já existiram, existem e irão existir. Sim, todos somos pecadores, que Ele deseja que se salvem e passem da situação de escravos para a posição de filhos. Filhos perdoados, salvos, que vivem em santidade e em serviço a Deus e ao próximo.

Deus não tem netos, nem enteados. Ele tem filhos adotados, por Sua graça. Sem categorias, sem scores, sem tops. Filhos cuja vida custou a vida do Seu Filho. Ele ama-nos, mesmo que sejamos o aluno que não entra no quadro de honra, a mulher que não teve possibilidade de estudar mais do que 9 anos, o idoso que perdeu a memória, o empregado que é olhado de lado pelos colegas por não se meter em mexericos, a adolescente com acne que não se encaixa nos VIPs da escola.

É simples: “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. Bastava confiarem nele como Salvador. Esses nascem de novo, não no corpo nem de geração humana, mas pela vontade de Deus.” (João 1:12‭-‬13, OL‬)‬

ADORO ser Tua filha, DEUS. 


Ana R. Rosa

in Novas de Alegria, dezembro 2022


Comentários