Enquanto é tempo...

Foto de Nathan Dumlao na Unsplash

“QUEM É FREQUENTEMENTE REPREENDIDO E CONTINUA NA SUA TEIMOSIA VIRÁ INESPERADAMENTE A SOFRER A DERROTA, SEM MAIS REMÉDIO.” (PROVÉRBIOS 29:1, OL)

“Que frase tão radical!” podes estar a pensar. “Afinal, Deus não é amor?” … sim, Deus é amor. É por isso que a Sua Palavra está cheia de conselhos e avisos para que tenhas uma vida melhor – de acordo com a Sua Palavra. Apesar de falharmos, Deus é bastante paciente para connosco. A Sua graça, o favor imerecido, continua disponível para todos - basta ir até Ele, e assumir a nossa necessidade, assumir as nossas falhas e pedir perdão. E Ele, o ofendido, perdoa-nos!

No entanto, enquanto por aqui andamos, mesmo que as consequências eternas dos nossos pecados estejam pagas pelo sangue de Cristo, lidamos com as consequências das nossas más escolhas. Como o ladrão que reconheceu a sua necessidade de perdão, mas morreu pendurado na cruz, ao lado de Jesus. Como Zaqueu, que repôs aquilo que tirou antes de Jesus entrar na sua casa - e no seu coração. Como David, que perdeu o filho, mesmo se arrependendo do seu pecado. 

No versículo que mencionámos em cima, Salomão, alerta-nos para outro tipo de atitude perante os nossos pecados - a nossa teimosia em repetir os erros e "assobiar para o lado". Basicamente, quando estudamos a Palavra de Deus, em especial a história de Israel, vemos exatamente isso. Deus avisou o povo que estaria com ele e o protegeria se andassem de acordo com a Sua vontade. Se não o fizessem, teriam as consequências. E o povo foi andando aos altos e baixos. Numas alturas só queria Deus, noutras desobedecia e andava como bem entedia. Na verdade, Deus foi dando oportunidades ao povo. Anos e anos a fio. Arrependimento a curto prazo, ou apenas de boca, sem efeitos no coração, nem nas suas vidas. Até que um dia Deus disse “basta!” e o Seu povo foi levado cativo para outra terra.

E acontece o mesmo connosco. Somos repreendidos, alertados, mas se continuamos a fazer as mesmas coisas sem quaisquer frutos de arrependimento, sem mudar, vamos ter as consequências. Lembram-se de Saul? De Sansão? A derrota vem. E a doença da consciência cauterizada corrói-nos até definharmos… Se não nos arrependermos a sério e não arrepiarmos caminho. 

Enquanto é tempo… "Busquem o Senhor enquanto é possível encontrá-lo! Invoquem-no enquanto está perto! Deixem os perversos a sua má conduta! Expulsem a maldade da sua mente e voltem-se para o Senhor que terá misericórdia deles! Voltem-se para o nosso Deus que terá para eles abundantes reservas de perdão!" (Isaías 55:6 e 7, OL)

Ana R. Rosa

in BSteen, março 2023

Comentários