Soldados da Paz

Foto de Ben White na Unsplash

Eles estão em guerra, para promover a paz.

Levantam as suas armas, combatendo a ferro e fogo as amarras da ignorância, a armadilha da mentira disfarçada de verdade, defendendo-se a si e aos outros dos dados inflamados do maligno. Lutam, choram, pelas vidas em que semeiam, pelas famílias que regam, pelo fruto que nem sempre veem. Porque a compaixão ardente por esses e outros que até os ignoram ou desprezam, a chama acesa é alimentada de joelhos dobrados, e de Palavra aberta para saciar a alma.

“Por isso, utilizem todas as armas de Deus para que possam resistir, no dia em que algo de maligno vier à vossa vida, e para que depois de terem vencido tudo continuem firmes. Mantenham-se, pois, firmes, cingidos com o cinturão da verdade e protegidos com o colete da justiça de Deus. Que os vossos pés estejam firmados no solo do evangelho da paz. Tenham sobretudo a fé, pois é um escudo que vos protege contra as flechas incendiárias disparadas pelo Maligno sobre as vossas vidas. Também vos é necessário o capacete da salvação, assim como a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem a Deus com toda a perseverança, em toda a ocasião, de acordo com o Espírito Santo. Sejam vigilantes no emprego persistente desta arma da oração, apresentando também a Deus as necessidades dos outros crentes. (Efésios 6:13-18, OL, sublinhado da autora).

Eles estão em guerra, para promover a paz.

Eles dão-se de alma e coração, pais espirituais que têm dores de parto para dar à luz filhos e filhas, discípulos de Jesus, independentemente da etnia, da cultura, do local onde nasceram. Estão lá, dia após dia, em prol da salvação dos outros, para alcançar, para discipular e para preparar para servir esses que foram alcançados. Poderiam fazer das palavras de Paulo as suas palavras “Eu estou a sofrer de novo por vossa causa, meus filhos, como uma mãe que espera o seu filho que vai nascer; pois desejo ardentemente que Cristo viva na vossa vida.” (Gálatas 4:19, O L)

Eles estão em guerra, para promover a paz.

Reconciliados para reconciliar. Desafiados e equipados por Deus, mesmo sentindo-se inaptos e indignos, são levados em ombros pelas nossas orações, suportados pela nossa generosidade, capacitados pelo Pai.

“Tudo isso é obra de Deus que nos reconciliou consigo mesmo, através daquilo que Cristo fez por nós, e nos confiou a missão de anunciar essa mesma reconciliação. Porque Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo consigo mesmo, não mais considerando os pecados dos homens como razão de acusação contra eles. Eis, pois, a mensagem que pregamos. Somos então como embaixadores de Cristo. E é como se Deus por nosso meio lançasse um apelo aos homens. Nós vos suplicamos então, da parte de Cristo, que se reconciliem com Deus! Deus carregou todo o nosso pecado sobre Cristo, que estava isento de qualquer pecado, para que nele fôssemos revestidos da justiça de Deus. (2 Coríntios 5:18-21, OL).

Eles estão em guerra, para promover a paz.

São missionários e missionárias que deixaram o conforto pela chamada viva e clara de Deus para ir e alcançar outros. Obedeceram. E ainda bem. Obrigada!

Ana R. Rosa

in Novas de Alegria, abril 2023

Comentários