NARCI… QUÊ?

Foto de Antoine Beauvillain na Unsplash

“NARCISISTA: QUE OU AQUELE QUE PRATICA O CULTO DA SUA PRÓPRIA PESSOA.”1

Conheces alguém que corresponde a esta descrição? É tão autocentrada que se uma coisa mínima não é como gosta faz um drama que poderia ser transformado numa série em 4 temporadas.

Mas não é só este “profile” que me preocupa… há os apáticos, os conformistas e os céticos. Eles estão por aí. Alimentam esta sociedade e invade-nos como igreja. Parece que estamos simpaticamente confortáveis no nosso mundo pessoal, pensando erradamente que a vida com Deus é uma autoestrada de bênçãos. Pode estar uma enorme tempestade lá fora mas sentimos segurança dentro de casa... pode estar uma multidão confusa e desesperada lá fora mas sentimos segurança dentro da Casa do Oração... e não saímos. Precisamos sair da apatia, do conforto, da indiferença. A Evangelização é algo que, de certeza, não vamos fazer no Céu.

Precisamos agarrar-nos a Deus e à Sua Palavra, “devorá-la”, no bom sentido, e orar para que Ele levante mais Mestres que não se importem com outra coisa senão em dizer o que Deus deseja. Os discursos bonitos não transformam, os sound-bytes são gomas disfarçadas de pão, não dão segurança nem nos confrontam para nos fazer crescer... precisamos da beleza da verdade, mesmo que não nos saiba bem.

 Quando não queremos mudar nunca o iremos fazer, independentemente de todos os recursos à nossa disposição. Hoje a nossa guerra espiritual é mais contra a apatia, o secularismo, o consumismo religioso - fenómenos silenciosamente perigosos. Precisamos de "vozes que clamem neste deserto". As ideias são como a areia que nos circunda, polui e afunda, mas em Cristo rios de água viva fluirão de nós para os outros. Vamos matar a sede e acordar os que andam "adormecidos na Luz"

Numa época de narcisismo precisamos ser humildes. Perante Deus nem canudo, título, estatuto nem popularidade valem. O ceptcismo crónico precisa ser derrubado pela fé consciente. A única forma de aceitar que não sei tudo, não posso tudo, que o mundo não gira à minha volta é voltar a colocar Deus no Seu lugar: o principal, o central.

Precisamos sair da apatia... de um Cristianismo egoísta, confortável e melindroso por "dá cá aquela palha". É urgente crescermos, para sermos realmente o Corpo de Cristo que se move e lutar por compaixão.

 

“Poderá acontecer que alguma vez eu feche o céu de modo que não haja chuva e que envie gafanhotos para devorarem o país e mande a peste sobre o meu povo. Mas se nessa altura este meu povo a quem dei o meu nome se humilhar e fizer oração e se me procurar e abandonar a sua má conduta eu o escutarei lá do céu. Perdoarei os seus pecados e voltarei a dar prosperidade ao seu país.” (2 Crónicas 7:13-14, BPT)

Ana R. Rosa 

 

1 "narcisista", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/narcisista [consultado em 03-02-2023].


in BSteen, abril 2023

Comentários