Nas REDES onde é que fica o SOCIAL?


Passou mais um dia, mais uma semana, um mês… um ano! O tempo parece fugir-nos entre os dedos. Temos muitas ocupações (ou serão distrações?) … quer queiramos, quer não, quando se passa mais de 1h por dia nas redes, onde é que fica o social?

Na verdade, se temos necessidade de andar com um telemóvel nas mãos e receber notificações o tempo todo, temos uma situação para resolver: o que seria uma ferramenta para nos ligar acaba por nos desligar uns dos outros no verdadeiro sentido da palavra. É a ansiedade. A comparação. A competição. A ditadura do aparente.

Mas sabes, nós somos convocados para uma vida diferente. Aliás, somos chamados e transformados em pessoas novas que refletem Deus Pai naquilo que são, acreditam e fazem.

Por isso, como filhos e filhas do Criador, dizemos:


NÃO AO CONFORMISMO

Não te conformes na tua vida cristã. Alimenta a tua alma com o que é bom e que te transforma na pessoa que Deus deseja que sejas, em conhecimento e maturidade. “Quando uma pessoa se alimenta só de leite é como um bebé e ainda não está capaz de experimentar as coisas que a justiça de Deus exige. Mas o alimento sólido é para os que adquiriram maturidade e que, em resultado do exercício das suas faculdades, são capazes de distinguir o bem do mal.” (Hebreus 5:13-14, OL)


NÃO AO ISOLAMENTO

Não deixes que ninguém à tua volta se sinta sozinho. Não te isoles. “Procuremos desenvolver entre nós o amor fraternal e estimulemo-nos a fazer o bem. Não descuidemos a nossa participação na comunidade dos crentes, como muitos fazem. Pelo contrário, animemo-nos uns aos outros, tanto mais que vemos aproximar-se o grande momento da sua segunda vinda.” (Hebreus 10:24-25, OL)


NÃO À APATIA

Não fiques acomodado. Faz o que vem à tua mão. Serve Deus e serve os outros. “Por isso, recordo-te que deves tornar mais vivo o dom espiritual que Deus te deu, quando impus sobre ti as minhas mãos. Porque Deus não nos deu um espírito de medo e timidez, mas um espírito de poder, de amor e de autodomínio.” (1 Timóteo 4:6-7, OL)


Ser cristão é ser parte da igreja – e tu fazes parte. Deus tem mais para ti. Não te distraias, não desanimes, aproxima-te de Deus e dos outros.


Ah! E se a ansiedade continua, procura alguém que te possa ajuda – um adulto de confiança, o teu pastor ou líder de jovens… 


Ana R. Rosa


Texto originalmente publicado na revista BSteen, junho de 2023

Comentários