AMOR E VERDADE Ser cristão sem rótulos


Normalmente pedem-me para escrever sobre coisas que gosto. Redes sociais, assuntos atuais, Bíblia, sei lá… Na BSteen e na Novas de Alegria, já escrevi de tudo. Fora o blog, o Facebook, algumas colaborações em sites de amigos. Mas nunca me tocou escrever algo tão complicado. Amor e verdade. Bem, como se diz, “é lidar irmão”. Vamos lá a isto…

GERAÇÃO ESPECIAL
Tu vives naquilo a que se chama a Geração Z, que nasceu com o Youtube a passar vídeos, onde a Wikipédia substituiu as grandes coleções de enciclopédias e onde as redes sociais dão o mesmo tempo de antena e importância ao Presidente da República e ao teu vizinho do lado. Não consegues escapar disso. E esquece evitar o confronto com ideias ou coisas das quais não gostas. É virtualmente impossível! Na tua pele, eu sentia isto como pressão e como um problema. Mas pegando numa frase do Punisher, “problemas são oportunidades que ainda não se apresentaram convenientemente”. O que é que quero dizer com isto? Quero dizer que vives numa época fantástica para partilhar coisas. Entre as quais a Verdade e o Amor.


O QUE É A VERDADE?
Esta foi a pergunta que Pilatos fez a Jesus (João 18:38) no Seu julgamento. E rapidamente se virou para a multidão e disse que não via em Jesus crime nenhum. Com isto Pilatos estava a ilibar Jesus das acusações que faziam contra Ele. Afinal, os judeus acusaram Jesus de várias coisas: de querer destruir o templo (que na verdade era de Si mesmo que Jesus falava, mas que os judeus entenderam ser o Templo de Jerusalém) e de o levantar novamente em 3 dias (Marcos 14:56-59), de dizer que era o Filho de Deus (Mateus 26:63)… Coisas que simplesmente eram e são a verdade. Mas podes fazer a pergunta e dizer: mas afinal o que é a verdade? É mais fácil começar pelo que não é. A verdade não é uma ideia filosófica ou um pensamento produzido por um grande pensador. Muito menos é uma ideologia política, um slogan ou uma ideia abstrata. A verdade é o que o dicionário define como um princípio certo, como uma coisa certa e vem do Latim veritatis (sinceridade, realidade). A verdade é o que é real. No fundo, é aquilo que é e pronto. Mas Jesus leva o assunto mais a fundo.

EU SOU A VERDADE
Dito bem dito, o que Jesus disse é que Ele é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6). São características ou atributos de Jesus. Sabes, Ele disse várias coisas sobre Si mesmo, além do que já escrevi acima. Diz que é o pão da vida (João 6:35), a luz do mundo (João 8:12), a porta das ovelhas (João 10:7-9), o bom pastor (João 10:11-14), a ressurreição e a vida (João 11:25,26) e a videira verdadeira (João 15:1-5). Todas estas declarações têm um propósito: Ele é aquele de quem nos devemos alimentar espiritualmente para não morrermos à fome (1ª Coríntios 11:24), é quem ilumina o mundo com a Sua vida perfeita (1ª João 1:7), é o único meio de chegar à vida eterna, o que deu a Sua vida por nós e que ainda hoje nos guarda e trata (como o pastor trata da ovelha – Hebreus 13:20). Jesus é aquele que morreu e ressuscitou derrotando a morte e abrindo-nos a porta da eternidade com Deus (1ª Coríntios 15:55), o que viveu de maneira tão impecável que para conhecermos quem Deus é nos basta conhecer Jesus. É aquele a quem temos de estar ligados para darmos fruto puro, que vem de Deus e não do nosso esforço humano (Gálatas 5:22). Jesus nunca deixou de dizer quem era, para o que vinha e o que isso ia custar. Por muita comichão que causasse nos ouvidos de quem O queria prejudicar.

(…) E NÃO TIVESSE AMOR, NADA SERIA
Este é um trecho de uma passagem superconhecida. 1ª Coríntios 13. Aquela passagem que fala sobre amor puro, simples, desinteressado e genuíno. Como o amor de Jesus. O Seu amor é algo esmagador (no bom sentido), porque é tão poderoso que nos ajuda a caminhar em frente mesmo nos momentos mais complicados e nos leva a ultrapassar traumas, erros, maus-tratos, etc. É um amor que ninguém mais é capaz de demonstrar por nós. Nem pais, namorados, amigos, whatever. Não há uma única pessoa no Universo inteiro que te ame um décimo do que Cristo ama. E por causa disso, nós temos o dever de amar como Ele ama. Porque devemos procurar viver como Ele viveu (1ª Coríntios 11:1). E Ele viveu de forma em que não apenas demonstrava amor por quem era metido para o lado (leprosos, funcionários públicos corruptos, pessoas socialmente excluídas, etc.), mas também dizia o que tinha a dizer.

Agora entra a parte tramada: como conciliamos o viver e dizer a verdade, com o amar como Jesus amou? Pois… Essa parte só com 2 coisas e 2 atitudes: muita Bíblia e muita oração, com um coração sincero e de joelhos dobrados no chão. Como Cristãos temos o dever de dizer a verdade, mas em amor. E isso é o quê? É não agirmos como os fariseus, religiosos da pior espécie (Mateus 23:27), que apesar de defenderem a doutrina certa (Mateus 23:1-3), eram arrogantes (Lucas 5:21) e não amavam o próximo (Mateus 15:5). Até podiam não o fazer com má intenção propositada, mas acabavam por tornar o principal (amar o próximo) em acessório e o acessório (viver dentro dos preceitos da Lei) o principal.

Não vás por aí, não faças isso! O teu foco principal é seguir Jesus. E como Ele, anunciar a verdade do Evangelho, com amor pelo próximo. Não para condenar, mas para que oiçam e possam arrepender-se (João 16:13), voltar-se para Deus (2ª Pedro 3:9), pedir perdão pelas suas falhas (Atos 2:38) e segui-Lo todos os dias da sua vida (Hebreus 12:14). Devemos estar sempre prontos para explicar em quem, como e porquê cremos (1ª Pedro 3:15).

Hoje há tanta gente a querer passar ideologias e ideias, armada em ditadora e com ar de autoridade. O que não falta é pessoal a querer ser influencer de Youtube. Malta que se promove à descarada em tudo o que possa e de todas as maneiras. Muitas vezes são só garganta, conversa e paleio.

Sê diferente. Espalha o amor de Cristo e quando tiveres de dizer a verdade, deixa que seja Ele a falar através da tua vida, mais do que com a tua boca.

Ricardo Rosa

in BSteen, janeiro 2020

Comentários