A Igreja não é a Uber Eats


Hoje está quase tudo à distância de um clique. Através das aplicações do teu smartphone podes comprar quase tudo, de quase todo o lado… haja dinheiro! É tudo mais cómodo, prático e rápido
.

Por exemplo, chega-se a casa e não há vontade de cozinhar, então vamos lá pedir o jantar através da Uber Eats… ou de outra aplicação do género. É fácil. Escolhes o menu que queres e minutos depois lá está o motorista à porta com o teu pedido.

Era tão bom que fosse tudo assim: ao nosso ritmo, como nós queremos e o que nós queremos…, mas, na realidade, a vida não é assim… nem a nossa vida espiritual e muito menos a igreja.


Tal como lá em casa os teus pais não te dão bife com batatas fritas a toda a hora, e tens que comer peixe cozido e sopinha, além da fruta, assim é na nossa dieta espiritual. Precisamos de comer de tudo o que a Palavra de Deus tem para nós… não só aquilo que gostamos de ouvir, nem apenas escutar porque é o pregador XPTO, mas porque é a Palavra de Deus. Paulo dizia a Timóteo “(…) toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para nos ensinar, para nos repreender, para nos corrigir, para nos instruir no caminho da justiça; para que todo aquele que pertence a Deus seja reto e perfeitamente habilitado a executar o que é bom.” (2 Timóteo 3:16,17, OL)

Agora imagina-te a comer fast-food a vida toda. Pode saber bem durante uns tempos, mas mais tarde ou mais cedo, vais sentir os efeitos no teu corpo. O mesmo acontece na tua vida cristã e na igreja. Pregações de frases-feitas, falta de ensino profundo da Palavra de Deus, e pregações de 5 minutos são a receita para uma alimentação deficiente que vai trazer mazelas à tua saúde espiritual. Precisas passar para outro nível!

O problema não é de hoje. “Porque ao tempo que são cristãos deviam até poder já ensinar outros. Mas ao contrário precisam de quem vos ensine as primeiras coisas da revelação de Deus. Vocês fizeram-se como criancinhas que só podem beber leite, e não alimento sólido. Ora, quando uma pessoa ainda se alimenta só de leite, é como um bebé e ainda não está capaz de ter experiência de coisas que a justiça de Deus exige. Mas o alimento sólido é para os que adquiriram maturidade, e que em resultado do exercício das suas faculdades são capazes de distinguir o bem do mal.” (Hebreus 5:12-14, OL)

Vamos estudar mais a Palavra, aprender e “devorá-la” no bom sentido, para que possamos ser transformados pelo Espírito Santo, praticá-la e ensiná-la aos outros – sem diluir nem falsificar.

Ana Ramalho Rosa


in BSteen, maio 2020

Comentários

Cristina Frade disse…
Concordo. Fast food só muito de vez em quando, e pouco, se não enjoo. 😉
é mesmo isto, vivemos uma geração descomprometida