A melhor vacina! (BSteen)

Photo by CDC on Unsplash

Há mais ou menos um ano ouvíamos falar de um vírus que aparecia na China e se espelha por todo o mundo – ao ponto de o parar. Durante meses orámos para que Deus usasse os cientistas e investigadores para trazerem uma solução – uma vacina e medicação. 

Entretanto, várias soluções de vacina apareceram. Muitas pessoas ficaram com medo não da doença, mas da vacina. Não sou cientista, e não é este o espaço para debatermos o assunto, mas a realidade é que o surgimento das vacinas - desde aquelas que levas em bebé até àquelas que precisas ir reforçando ao longo da vida – tem permitido que vivamos mais tempo que os nossos tetravós. As vacinas ajudam a prevenir doenças e evitam mesmo a morte de muitas pessoas.

Gostava de falar da melhor vacina. Não é injetável nem se dá “em gotas”, mas está acessível e é recomendável. É a vacina da Palavra de Deus. Ao estudarmos a Bíblia (de Génesis a Apocalipse) e as doutrinas da Bíblia (ou seja, as verdades fundamentais que a Palavra de Deus contém e que nos ajudam a saber no que acreditamos e porque acreditamos) estamos a criar defesas. A vacina é dada onde? Na Escola Dominical, nas reuniões de ensino, através de currículos e cursos, em pequenos grupos, mas também lendo bons livros, e sempre lendo a Palavra de Deus e orando para que Ele te ajude a compreendê-la.

Defendo-nos de quê? Por exemplo, quando ouvirmos ou lemos algo relacionado com Deus ou Jesus e com a Palavra de Deus, conhecendo-a, podemos comparar o que escutamos com o que está escrito e ver se está correto. Assim, se algo não bater certo, pomos para o lado. Isto é importante, por exemplo, quando lemos ou vemos algo nas redes sociais – não podemos colocar “Gosto” só porque soa bem, mas temos de parar e pensar, antes de fazer seja o que for. Os judeus que viviam em Bereia deixam-nos o exemplo. “Os judeus dali eram mais bem formados do que os de Tessalónica, pois receberam a mensagem com muito boa vontade, e todos os dias estudavam a Sagrada Escritura para verem se o que Paulo dizia era mesmo assim.” (Atos 17:11, BPT)

A verdade é que há pessoas que por vezes não usam esta vacina tal e qual. Usam embalagens da vacina e colocam lá dentro outra coisa, ou fazem misturas da vacina com outras coisas. Isto é perigoso porque podemos ficar sem proteção ou ter alguma reação alérgica. Pedro fala da possibilidade de falsificação. “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, se é que já provastes que o Senhor é benigno.” (1 Pedro 2:2-3) É quando a Palavra é misturada ou substituída por outras coisas como o egocentrismo e o humanismo, que colocam o nosso ‘eu’ e vontade do centro substituindo Deus, ou ensinos heréticos muitas vezes baseados em versículos tirados do contexto ou não tendo em conta todas as partes da Bíblia que falam desse tema.

Ah… e cuidado com as vozes antivacina que nos querem convencer de que não precisamos estudar a Bíblia regularmente… E se mesmo com vacinas ficares doente? Não percas o texto do próximo mês!

Ana Ramalho Rosa

in BSteen, fevereiro 2021 

Comentários