Eu é que sei!

Bible Pictures with brief descriptions by Charles Foster (1897)

“Estou irritado! Irritadíssimo! Afinal, fiz dezenas de quilómetros para aqui chegar, mas está tudo a corre mal!

Estou doente, e disseram-se para vir até aqui, que um profeta poderia ajudar-me. Sempre pensei que, pelo menos, viria falar comigo, iria orar por mim e eu ficaria curado! Mas não! Deixou-me à porta, e mandou-me mergulhar 7 vezes no rio Jordão… Mergulhar 7 vezes num rio iria curar-me? Para isso mergulhava num dos rios da minha terra, que são bem melhores…”

Naamã estava pior que irritado: indignado. Habituado a ser bajulado e bem tratado na sua terra, pois era um importante general sírio, estava à porta da casa do profeta Eliseu, depois de chegar de viagem, seguindo a pista da adolescente hebreia que era sua escrava (falámos dela o mês passado). Naamã tinha lepra e estava ali para ser curado.

Eliseu não saiu para falar com ele… enviou um mensageiro com as instruções para que Naamã recebesse a cura do seu corpo. Mas... para Naamã estava tudo a correr mal: porque é que o profeta não veio receber? O que é que o rio Jordão tinha de especial? “Já que não é como eu esperava, vou embora!”

Já ouviste esta história… e se calhar pensaste “Naamã não percebeu que só precisava obedecer para ser curado!? Que falta de inteligência…” Sabes, o orgulho cega! Naamã deixou que o seu orgulho não o deixasse ver que a solução estava à distância da obediência.

Mas… não acontece também connosco? Achamos que Deus faz as coisas de certa forma, através de um determinado método, que as pessoas têm que agir desta ou de outra maneira no processo, etc… e quando não acontece… batemos com a porta, soltamos uma palavra menos bonita e “mandamos tudo às couves”, simplesmente porque não nos queremos submeter a Deus nem aos outros.

Felizmente, Naamã tinha pessoas à sua volta que o aconselharam… e bem! “Os seus ajudantes tentaram que reconsiderasse: ‘Se o profeta te tivesse pedido para fazer uma coisa muito difícil, não a terias feito? Então porque não o fazes, se te disse para te lavares que ficarias curado?’ Naamã aceitou descer até ao rio Jordão; mergulhou sete vezes, como Eliseu lhe dissera, e a sua carne ficou como a de um menino; ficou curado. Voltou então com toda a sua comitiva, para ir falar de novo com o homem de Deus, e Naamã disse: ‘Agora sei que em todo o mundo não há Deus verdadeiro senão em Israel.’ (…)” (2 reis 5:13-15, OL)

Se o orgulho leva à cegueira, a obediência gera transformação. Naamã foi curado de lepra e, além disso, reconheceu o verdadeiro Deus, começando a partir daquele dia a servi-Lo.

Os servos de Naamã foram sábios… e aconselharam-no a obedecer. E tu? Quem são os teus conselheiros? Eles levam-te para perto de Deus e para a obediência aos Seus princípios, ou levam-te ao orgulho, à amargura e à revolta?

Escolhe bem… as companhias, e a obediência a Deus!

 Ana R. Rosa

in BSteen, junho 2022Ana R. Rosa


in BSteen, junho 202

Comentários